Como cultivar hortaliças

Como cultivar hortaliças

Não precisamos morar no campo para ter a gostosa satisfação de produzir parte dos alimentos presentes na nossa mesa.

Onde plantar?

No quintal de casa ou no jardim, nas varandas e sacadas, enfim, em qualquer espaço onde haja luz, água e terra. Algumas plantas requerem insolação direta, outras preferem uma meia-sombra. Mas, no geral, todas precisam de, pelo menos, cinco horas de luz diária, direta ou indireta.
Como plantar e preparar a terra?

No quintal e/ou jardim, limpe primeiramente a área e retire, em seguida, uma camada de terra com um palmo de profundidade. Preencha a cavidade com adubo ou composto orgânico, na proporção de vinte litros por metro quadrado.

No caso de sua casa não dispor de um quintal com terra, providencie vasos, caixotes ou latas que tenham, pelo menos, vinte centímetros de profundidade. Prepare esses recipientes de acordo com as seguintes instruções:

  • Faça furos no fundo do recipiente para drenar a água.
  • Cubra, a seguir, os furos com cacos de telha ou de um vaso de barro quebrado.
  • Por cima dos cacos, coloque, sucessivamente, uma camada de pedregulho (de dois a cinco centímetros) e outra de areia lavada (de rio ou de construção).
  • Por cima das camadas anteriores, disponha uma boa camada de terra fofa, preparada com composto orgânico ou esterco bem curtido, terra vegetal, serralho de madeira e adubo de minhoca.

Lembre-se de que, caso o composto ainda não esteja maduro, existe também a opção de administrar húmus no solo, na proporção de dois litros para cada metro quadrado.

Semeando e transplantando

O primeiro passo a ser tomado no cultivo é escolher as hortaliças a serem cultivadas. As que oferecem menores dificuldades para os iniciantes são, entre outras, a alface, a cebolinha, a couve e a cenoura.

Outro cuidado importante está relacionado com o clima e suas variações. As hortaliças que produzem frutos, como é o caso do tomate e da berinjela, adaptam-se melhor aos climas quentes.

No entanto, para nosso benefício, praticamente todos os invólucros de sementes indicam a época mais apropriada para o cultivo.

Podemos semear, então, em canteiros ou pequenos caixotes provisórios ou em um local definitivo, seguindo uma rotina milenar:

  • Alise a terra com delicadeza, abrindo pequenos sulcos paralelos com meio palmo entre eles.
  • Distribua as sementes nos sulcos, cobrindo-as com terra fina.
  • Regue de manhã cedinho e à tarde, até as sementes “espreguiçarem”. Depois, basta regar uma vez por dia.
  • Proteja a sementeira, cobrindo-a com tela a dois palmos da terra.

Para realizar o transplante, atente para a época indicada na tabela abaixo. Escolha, então, um dia nublado ou um final de tarde. A seguir, siga estas orientações:

  • Abra as covas e retire as mudas com o pouco da terra que vem agregada às raízes.
  • Coloque as mudas nas covas, acrescentando terra e apertando até sentir que as mudas ficaram firmes.
  • Regue os canteiros. Enquanto as hortaliças se fortalecem, regue apenas uma vez, quando o sol não estiver forte.

Semear em sementeiras
Hortaliças Meses Transplante (dias)
Agrião Ano todo 15
Alface (i) Fevereiro – Agosto 04–06
Alface (v) Setembro – Março 04–06
Berinjela Agosto – Janeiro 30–40
Brócolis (i) Fevereiro – Junho 30
Brócolis (v) Setembro – Fevereiro 30
Cebola Março – Junho 40–60
Cebolinha Ano todo 30
Chicória Ano todo 30
Couve-manteiga Ano todo 30
Couve-chinesa Março – Setembro 30
Couve-flor (v) Fevereiro – Junho 30
Couve-flor (i) Setembro – Março 30
Pimentão Agosto – Fevereiro 30–40
Repolho (i) Fevereiro – Junho 30
Repolho (v) Outubro – Fevereiro 30

Semear em canteiros definitivos
Hortaliças Meses Colher (dias)
Almeirão Ano todo 40–50
Acelga Março – Setembro 70
Alho Março – Junho 160–180
Beterraba Ano todo 80–90
Cenoura (i) Fevereiro – Junho 90
Cenoura (v) Outubro – Fevereiro 90
Espinafre Março – Julho 50–60
Quiabo Agosto – Fevereiro 70–120
Rabanete Ano todo 25–30
Rúcula Ano todo 40
Salsa Ano todo 70

COMO ESCOLHER FRUTAS E VERDURAS

Caso você ainda não tenha iniciado a sua horta doméstica, são válidas algumas dicas para a hora de adquirir suas frutas e verduras.

Vamos a elas.

  • Nas feiras e nos mercados, escolha sempre as hortaliças que pareçam mais rústicas e pequenas. No caso da hortaliça orgânica, lembre-se de que as suas dimensões também são grandes.
  • Não se deixe enganar pelo tamanho. Uma cenoura grande, por exemplo, geralmente está inchada de adubo e água, significando, na realidade, “água a preço de cenoura”. As cenouras pequenas são menos aguadas e mais saborosas.
  • Não exclua, a priori, verduras com sinais de ataques de insetos. Atente para o fato de que as verduras que já foram mordiscadas pelos insetos, geralmente, estão sem inseticidas, o que significa uma procedência ambientalmente menos impactante.
  • Evite comprar frutas de outros países. Esses produtos já foram pulverizados pelo menos uma vez para serem transportados por milhares de quilômetros.
  • Muito cuidado com a higiene. Nunca se esqueça de lavar muito bem, com jato forte de torneira e com o auxílio de uma escovinha, todas as frutas e verduras que serão consumidas, mesmo as que vão ser cozidas. Se for o caso, descasque-as, preferencialmente, raspando sua superfície. Mergulhe verduras e legumes lavados em água com vinagre antes de fazer a salada ou o prato de sua preferência.
  • Prefira as frutas e verduras mais baratas. Os produtos mais baratos, geralmente, são da época e da região e, portanto, mais frescos e saudáveis.
  • Evite as verduras mais procuradas. Produtos como a alface e o tomate, em razão da grande demanda, estão geralmente muito “protegidos”, concentrando elevadas dosagens de produtos químicos.
  • Esteja atento ao prazo de validade dos produtos. Evite consumir legumes, frutas e verduras que estejam há mais de uma semana ou dez dias na geladeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s