Curvamento de tubos

METÁLICA EMPRESAS – Protubo – Curvamento de Tubos e Perfis por Indução

O Aquecimento por indução de alta freqüência é obtido através de um sistema eletromagnético, gerando quantidades de calor que variam conforme o tipo de material. No processo, envolve-se a peça com uma bobina onde flui uma corrente alternada, e cria-se um campo magnético. Esse campo, altamente concentrado, induz um potencial elétrico na peça a ser curvada e, como a mesma representa um circuito fechado, a voltagem induzida provoca o fluxo de corrente. A resistência da peça ao fluxo de corrente induzida causa o aquecimento.

A primeira etapa do processo é a colocação do tubo a ser curvado pela parte posterior da máquina, fazendo-a passar pelos pares de rolos guia e pelo indutor. Depois, o tubo é agarrado pelo grampo, ficando assim rigidamente ligado ao braço giratório, já previamente regulado com o raio de curvamento que se pretende obter. A outra extremidade do tubo é acoplada ao carrinho impulsor, que proporciona a força necessária ao curvamento.

Inicia-se então o aquecimento, que por ser indutivo, atinge quase instantaneamente a temperatura ideal de curvamento. Neste instante, o carro impulsor é acionado e inicia-se o curvamento a uma velocidade constante. A secção aquecida, ao sair da bobina, sofre resfriamento forçado ou não, dependendo do material em processamento. Graças ao transferidor de grau, acoplado na base de giração do braço, o ângulo de curvamento pode ser visualizado e, ao se atingir o ângulo requerido, interrompe-se o processo.

Esta técnica de aquecimento por indução para o curvamento de tubos e perfis, proporciona grande flexibilidade de fabricação de raio, ângulo e geometria das peças. Podemos fabricar peças em materiais como aço carbono, aço liga, aço inoxidável, alumínio entre outros.

Este processo (Elbow Less System) permite reduzir pontos de solda nas tubulações devido à facilidade de fabricação de curvas consecutivas no plano e/ou espaço, reduzindo portanto o prazo de execução das obras, as horas de soldadores qualificados, tempo de máquina para usinagem de chanfros, tratamento térmico após soldagem, ensaios não destrutivos, inspetores qualificados, etc.

Capacidade de Curvamento

ESPECIFICAÇÃO

MÍNIMA

MÁXIMA

DIÂMETRO

3/4"

38"

ESPESSURA

3,0MM

70,0MM

RAIO

 

Até 16.000mm

ÂNGULO

 

Até 220°

ELBOW LESS SYSTEM

Este é um processo aplicado em tubos longos para obtenção de curvas consecutivas, planas ou tridimensionais, que permite a fabricação de spools sem pontos de solda.

É um processo inovador e exclusivo da Protubo que, em razão da redução dos pontos de solda, elimina também a necessidade de radiografias e ensaios, gerando uma economia significativa nos custos e prazos da obra.

Esquema convencional

Elbow Less System

Legenda:
____Ponto de Solda

Anúncios

Um comentário sobre “Curvamento de tubos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s